Vivências Fotográficas

Munique Tavares Guimarães

4 março, 2016
DSC_8201

Com vocês, um pouco da história e a vivência fotográfica da Munique:

Eu sou a Munique Tavares Guimarães, tenho 19 anos. Sou atriz, bonequeira e Sou da arte. Faço arte, artesanato e amo tudo que envolve esse mundo, desde criar um boneco, dar vida a ele e apresentá-lo. Eu acredito que o boneco passa uma mensagem positiva as pessoas desde a sua construção, pois ele é feito a partir de materiais recicláveis, ou seja, ele é sustentável e carrega essa mensagem com ele de que é possível criar a partir de coisas simples como restos de papel e tecido. Além disso, depois da sua concepção ele ganha vida através da manipulação. Assim posso levar muitas histórias através dele, inclusive a minha história, pois eles sempre levam um pouco da Munique que sou. Minha professora dizia que “a construção de um boneco é como tomar um chá de camomila, pois enquanto você está o construindo você não pensa em mais nada, no estresse dessa vida maluca”. Principalmente nós mulheres que fazemos inúmeras coisas.

Nos preocupamos com tantas coisas, às vezes nos esquecemos de nós, do nosso momento como Mulher. E criar me ajuda a isso. A ter o meu momento e não perder o meu foco. Não esquecer que sou guerreira. Porque Mulher pra mim é isso: mesmo sendo considerada frágil, ser forte.

É difícil ser Mulher no Brasil, pois nós temos um corpo avantajado. Eu sou assim. Independente da roupa que coloco, chama atenção e isso leva muito ao assédio nas ruas. Um dia estava caminhando pelo centro de São Paulo e um cara chegou a mim e falou “e aí gata, vamos transar?” Fiquei horrorizada com aquilo, pois ele me tratou como, se pelo simples fato de ser mulher, eu estivesse à sua disposição.

Infelizmente, muitos homens agem assim, como se fôssemos posse e isso precisa mudar! Precisa haver uma educação sobre o assédio, porque nós Mulheres não fomos criadas para sermos dominadas, afinal ninguém domina ninguém. Pode haver uma conquista entre as pessoas, mas ninguém pertence a ninguém.

Posso parecer muito sonhadora, mas sou mesmo e não me importa que digam que não vai dar certo, pois isso sempre vai haver mesmo. Ainda mais no meu caso. Eu construo bonecos e para muitos bonecos não são nada, além de brinquedo. Por isso muitos não me levam a sério.

Sonhem mulheres, independente do que seja! Pois sem sonhos, simplesmente deixamos de existir. Muitos acham que eu dou vida aos bonecos, mas na verdade são eles que me dão vida.

[por Coletivo Maria] Quando perguntamos à Munique qual era seu grande sonho, ela disse que é levar alegria a outras pessoas através de seus bonecos. E nós desejamos, que assim como sorrimos com ela durante toda a entrevista e vivência fotográfica, muitas outras pessoas possam ser contagiadas com alegria da Munique e de seus bonecos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply